O que é o radioamadorismo?

Segundo a Wikipédia:

O radioamadorismo é um hobby científico com diversas modalidades. O radioamador é a pessoa que procura manter funcionando uma estação de radiocomunicação, ora para comunicados e conversas informais bem como para concursos e competições nacionais e internacionais. Além dos "bate-papos" e contestes, o radioamador pode auxiliar as autoridades de Defesa Civil nas situações de risco e calamidades públicas, levando as comunicações aos mais longínquos rincões,

Faixas e Frequências

160 metros

Frequência própria para curtas distâncias, especialmente no litoral. As ondas se propagam pela superfície alcançando além do horizonte.
Incoveniente: Antenas muito compridas limitam a sua utilização.
Antena recomendada: Dipolo: 2 x 40m ou antena tipo (long-wire) fio comprido, (mais de 10 metros) na horizontal 6m sobre o solo com acoplador.

Frequência própria para distâncias até 200 Km. Muito usada para rodadas locais.
Incoveniente: Antenas muito compridas limitam a sua utilização.
Antena recomendada: Dipolo: 2 x 20m. Vertical haste de 20m com 4 radiais de 20m

A faixa predileta dos radioamadores foneros (aqueles que usam o microfone). Para curtas e longas distâncias, com boa propagação vai até 1.000 Km e mais... Sem dúvida é a faixa mais utilizada no mundo todo. Um simples dipolo (2 x 10m) ou uma vertical com bobinas e radiais quebram o galho.

Faixa especial para CW. Veio suprir o intervalo entre os 40 e os 20 metros, na média distância. Própria para DX é quase exclusivamente usada pelos dexisistas. Antena direcional de 2 ou 3 elementos é recomendada.

A FAIXA NOBRE, assim considerada pois é a que oferece melhor cobertura mundial e, é frequentada pela maioria dos radioamadores do mundo. Antena direcional com 3 ou mais elementos é a recomendada para esta faixa. Dipolos (2 x 5m) ou verticais quando a propagação está aberta tambem funcionam.

Faixa especial para CW. Veio suprir o intervalo entre os 20 e os 15 metros, na longa e media distância. Antena direcional de 3 ou mais elementos é recomendável.


A faixa da família. Nos 15 metros são marcadas as frequências e horários dos contatos familiares através do mundo, rodadas semanais de amigos e parentes. Substitui os 20 metros com vantagem quando a propagação está aberta. Antenas direcionais de mais de 3 elementos é recomendavel.

Faixa especial para CW, assim como as de 17m e 30m.

A FAIXA DO CIDADÃO
Faixa especial para os operadores de rádio da Faixa do Cidadão, os PX,em operações com finalidades especificas o prefixo PX também é utilisado pelos radioamadores. A frequência de 27 MHz, gerada pelo terceiro harmonico de 9 MHz que por sua vez produzem os segundo e terceiro harmonicos em 54 e 71 MHz (TV canais 2 e 5), causando as interferências, por esta razão a potência de transmissão dos equipamentos homologados para 11 metros é limitada a 7 watts AM. A faixa do Cidadão, 11 metros, foi criada e regulamentada em 1970. Antes, o caminho natural era a Rede Brasileira de Radioamadores. A não exigência de exames para ingresso, o custo menor dos equipamentos, levou para os 11 metros todos aqueles que se interessavam pela radiocomunicação.

Assim como a Faixa dos 11 metros, fala-se em linha reta até 20 km e, na propagação acima de 2.000 km. Distâncias de mais de 30 km até 1.000 km, normalmente não há possibilidade de contato, entretanto, existem situações extremamente raras onde uma estação ouve a outra dentro destas distâncias. Antenas verticais de 5/8 de onda (+3dB) são o que de melhor existe nestas faixas. Antenas direcionais com mais de 4 elementos para o Dexisista é uma boa opção.

A frequência dos pacientes. Sim, se você não tiver paciência nem chegue perto. Contatos próximos só onde ha visada. A Propagação normalmente abre e fecha tão de repente que mal dá para se fazer um QSO. Existem os "beacons" para acompanhar a abertura da propagação. Você deixa o receptor sintonizado na frequência do beacom da zona em que quer falar e ao aparecer o sinal começa a chamar.

Telefonia Celular, Faixa do Cidadão, enfim, tudo o que se possa pensar em radiocomunicação, os 2 metros oferecem. Por esta razão é a atual faixa de acesso de mais de 50% dos interessados em radiocomunicação. Contatos diretos em linha de visada vão até 50km ou mais.Nas propagações esporádicas consegue-se contatos até 1.000km, mas o mais bacana são mesmo as repetidoras. Estas estações que a gente nem sabe onde estão, porém as ouve com toda a clareza, em casa, no carro e até na rua, como se fosse um telefone celular. Aliás o telefone celular foi criado baseado na experiência dos amadores.


Frequência bastante similar aos 2 metros no comportamento, porém, pouco utilizada pela falta de equipamentos. Antenas Verticais de ganho e direcionais com mais de 4 elementos são aconselháveis.


Faixa similar aos 2 metros porém, muito crítica. Requer equipamentos mais sofisticados, inclusive as antenas. Pouco utilizada. Em veículos leva vantagem sobre as outras faixas. Antenas pequenas e com bom rendimento.

São consideradas em base secundária pelo compartilhamento com entidades privadas e do governo. Links de estações de rádio e TV, antigamente, e agora as transmissões de dados, poderão ser encontradas ou interferidas e, neste caso o radioamador é que tem de mudar de frequência. Transmissões de ATV utilizam as duas primeiras faixas (900 e 1200). Antenas diretivas de alto ganho são utilizadas.

0 comentários:

Postar um comentário