O que é o radioamadorismo?

Segundo a Wikipédia:

O radioamadorismo é um hobby científico com diversas modalidades. O radioamador é a pessoa que procura manter funcionando uma estação de radiocomunicação, ora para comunicados e conversas informais bem como para concursos e competições nacionais e internacionais. Além dos "bate-papos" e contestes, o radioamador pode auxiliar as autoridades de Defesa Civil nas situações de risco e calamidades públicas, levando as comunicações aos mais longínquos rincões,

Código Morse - CW

O Código Morse é um sistema de sinais criado e desenvolvido pelo americano Samuel Morse, que lhe deu o nome, no ano de 1935. O código morse hoje ainda é usado, especialmente em situações as avançadas formas de comunicação e avanços tecnologicos de comunicação não são possíveis, por quaisquer motivo, no entanto, na sua época o Código Morse revolucionou o sistema de comunicação, e foi utilizado durante muito tempo com bastante êxito pelos telégrafos.


O Código Morse, criado por Samuel é na verdade um sistema de símbolos que representam sons que designam cada uma das letras e números do alfabeto. Assim por exemplo SOS, que é o pedido de socorro universal, é representado através do Código Morse assim S = … (3 pontos), O = - - - (3 traços) e S= … (3 pontos), que significa 3 batidas curtas, e batidas longas e 3 batidas curtas.

Esse som é reconhecido em todo o mundo como um pedido de socorro, independente da língua que se fale, o Código Morse é uma linguagem universal, este talvez seja o seu maior valor, se você estiver no Japão ou na África esse sinal será sempre reconhecido e atendido. Muitas vezes vimos em bons filmes de faroeste americano índios mandando sinais de fumaça que também são interpretados como Código Morse, 3 nuvens pequenas e consecutivas, 3 nuvens longa e + 3 pequenas, significavam um pedido de socorro através de sinais de fumaça, numa alegoria do Código Morse. Tecnicamente o Código Morse é reconhecido como uma importante forma de comunicação a distância, usado nos telégrafos, com a emissão e recepção de sinais que utiliza corrente elétrica como veículo para transmissão dos pulsos ou tons, como podem ser chamados os sons emitidos que são curtos ou longos.








2 comentários:

CAMILA de Araujo disse...

Que interessante!
Sempre vemos codigo morse em filmes,desenhos...
Legal saber um pouco mais sobre sua história e como funciona xD

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Rosangela A. Santos disse...

Assim como o C tb achei muito interessante e tb vi em filmes .. e não sabia nada a respeito .. valeu a aula ..s rsrs

Abç

Postar um comentário